terça-feira, 15 de abril de 2008

Biografias - Edward Laurence

Depois de um tempinho parada, a secção de biografias está de volta!

E hoje falarei sobre um personagem que não foi herói nem vilão. Trata-se do pai do Wes de TF, Mr. Collins.


Edward Laurence Albert (seu verdadeiro nome) nasceu no dia 20 de Fevereiro de 1951, em Los Angeles, Califórnia (EUA). Edward era filho do ator Eddie Albert e da atriz mexicana Margo, e, talvez por isso tenha sido influenciado, direta ou indiretamente, a seguir a carreira dos pais. Anos depois, graduou-se na conceituada universidade de Oxford.

O seu trabalho mais conhecido foi realizado em 1972, no filme “Butterflies are Free” (“Borboletas
são Livres”), aonde ele interpretou o personagem chamado Don Baker, um homem cego que é guitarrista e ao mesmo tempo cantor/compositor. Graças à sua performance, ele ganhou o Globo de Ouro de Ator Revelação. No ano seguinte, ele viveu o papel de Liv Ullman no filme/adaptação “40 Carats” (“40 Quilates”).


Edward também participou de outros longas, como “Midway” (algo como “A Meio Caminho"), em 1976, cujo personagem era comandante de um navio de guerra americano, e “Guarding Tess” (“Protegendo Tess”), de 1994, no qual ele era o filho da ex-primeira-dama raptada Tess Carlisle.


Muitos outros papéis se seguiram a esses, tanto em filmes, quanto em séries e novelas.
Em 1978, ele casou-se com Katherine Woodville, com quem teve uma filha chamada Thais – que se tornou cantora e campositora da banda de rock “Sugar in Wartime”.

Em 2001, ele fez o papel de um personagem que conhecemos bem: Mr. Collins, de Power Rangers Time Force, pai do ranger vermelho e líder da equipe Wesley “Wes” Collins.


Edward Albert era um talentoso músico, cantor e lingüista. Com um QI de 157, ele sabia fluentemente inglês, espanhol, francês, português e mandarim.

Durante oito anos ele colocou a sua carreira de ator de lado para cuidar do pai, já idoso. Porém, desde 2005, “Mr. Collins” sofria de câncer no pulmão. Nesse ano, seu pai, já com 99 anos, veio a falecer. Infelizmente, no ano seguinte (mais precisamente no dia 22 de Setembro de 2006), Edward veio a falecer também, depois de 17 meses na luta contra esse câncer, aos 55 anos.

Nenhum comentário: