quarta-feira, 7 de maio de 2008

Biografias - Machiko Soga

Machiko Soga nasceu em 18 de Março de 1938, no Japão. Ainda criança, perdeu a sua mãe, e, por causa disso, acabou sendo criada apenas pelo pai. Porém, como desgraça nunca vem só, ela perdeu um dos dois irmãos durante uma guerra, e sua irmã morreu durante o nascimento. Seu pai veio a falecer de câncer, em 1991.


Apesar de ter crescido pensando em ser cantora, foi como atriz que ela se realizou. Machiko foi descoberta durante uma apresentação no Tokyo Center, e, a partir daí, a sua vida mudou ao conhecer figuras ilustres da televisão japonesa.

Depois de anos e anos se dedicando como dançarina de jazz, os primeiros papéis vieram de uma maneira modesta, como narradora/atriz de rádio, sendo reconhecida pela participação no drama da emissora de rádio japonesa NHK, chamado “Chorinmura to Kurumi no Ki”, de 1961, e, mais tarde ganhando fama como a primeira mulher a dublar o fantasma Q-taro, no “Obake no Q-tarō”, na rádio TBS, de 1965 a 1968.

Em 1973, Soga foi estudar na Itália por dois anos.

Porém, ela se tornou realmente conhecida nas suas inúmeras atuações no Sentai, quer como sendo a Rainha Hedrian de Denshi Sentai Denjiman e Taiyou Sentai Sun Vulcan, assim como a Bandora de Kyōryū Sentai Zyuranger.


Por falar nesta última, a Saban, empresa que adaptou a franquia SS para o ocidente, e tornou Zyuranger em MMPR, adaptou também o personagem de Machiko, tornando-o na célebre vilã Rita Repulsa. Para isso foi necessário o uso de artifícios como dublagem e a manipulação de cenas do Sentai, para que os fãs não percebessem isso. Foi por isso também que em MMPRS2, a Rita teve que rejuvenescer – já que a Saban não dispunha de nenhuma cena dela com o Lord Zedd, até porque este vilão era totalmente americano. Assim entrou em cena outra atriz (Carla Perez), desta vez americana mesmo.

No Sentai, seu último papel no Sentai foi como a Rainha dos Santos do Céu, Magiel, em Mahou Sentai Magiranger. Por causa desse papel – e por ser o último de sua vida -, a Disney usurpou a cena do Sentai de Magiranger em que ela aparecia, e fez o link com a Rita Repulsa, como homenagem póstuma, em “Mystic Fate”. Infelizmente esse link não foi bem feito, resultando na criação de erros de continuidade com as séries anteriores.


Sua última participação foi no jogo para Playstation 2 “Space Sheriff Spirits”, no qual ela empresta a voz e a sua face para o chefe final Ankoku Ginga Jyoou (Rainha da Galáxia Escura).

Machiko também possuía uma loja, onde vendia jóias, roupas antigas e tapeçaria, entre outros.

No início de Agosto de 2005, foi revelado que Machiko com câncer no pâncreas, havia dois anos. No ano seguinte, mais precisamente no dia 7 de Maio de 2006, os fãs de Power Rangers perdiam a mulher das dores de cabeça: Soga foi achada por um amigo que havia visitado a sua casa naquele dia, já morta.


Hoje faz exatos dois anos que ela faleceu. Por isso, a equipe do Rangersonline resolver homenagear essa mulher, que tanto nos fez rir, chorar, nos angustiar ou, simplesmente, nos dar muitas dores de cabeça.