domingo, 15 de junho de 2008

Animes - Death Note

Death Note foi um mangá escrito por Tsugumi Ohba, com ilustrações de Takeshi Obata, desenvolvido entre Dezembro de 2003 e Maio de 2006. Nos últimos dois anos Death Note foi um fenômeno de público e de crítica, tanto no Japão (seu país de origem) quanto nos EUA, colocando quase todos os volumes no top 10 de mangás mais vendidos. Um anime foi produzido e exibido entre 03 de Outubro de 2006 e 26 de Junho de 2007, contando com 37 episódios. Três filmes derivados da série também foram realizados.


Death Note conta a história de Light Yagami, um jovem estudante que acidentalmente encontra um caderno da morte, chamado Death Note, que havia sido deixado pelo Shinigami Ryuk (um deus da morte) na Terra propositalmente. Nas instruções de uso do caderno contam, para além de algumas regras, instruções de como manuseá-lo: caso a pessoa escreva o nome verdadeiro de outra nele, essa pessoa morrerá. Apesar de cético quanto aos poderes que o caderno parece ter, Light decide testá-lo, escrevendo o nome de um bandido que havia sido anunciado no noticiário. Tal e qual como o caderno dizia, o bandido morreu, e seus poderes ficaram comprovados. Dessa forma, Light decide criar um novo mundo, sem criminosos, e onde mais tarde ele seria uma espécie de Deus. O que ele não contava é que para solucionar o caso entraria o detetive “L”, uma pessoa que já havia solucionado casos muito complicados, e que era considerado o melhor do mundo. Assim, uma batalha de inteligência e egos começa, colocando-os à prova para decidir o futuro do planeta.


No Brasil, os mangás de Death Note foram lançados desde o ano passado pela JBC, e o último número (12) está atualmente nas bancas. A editora também informou que irá lançar um 13° volume extra, com algumas informações complementares acerca da obra. Além disso, o anime foi exibido no canal Animax, da Sky.



P.S.: Esta série é recomendável apenas para quem tem 18 anos ou mais.