terça-feira, 24 de junho de 2008

Jogos - Chrono Trigger


Chrono Trigger foi um jogo de RPG desenvolvido em 1995 pela então Squaresoft, para o console Super Nintendo. Desenvolvido pelo o que a companhia chamou de “Dream Team” (“Time dos Sonhos”), o jogo contou com a colaboração de Hironobu Sakaguchi (criador das séries de Final Fantasy), Kazuhiko Aoki (um diretor e produtor de jogos japonês renomado), Nobuo Uematsu (que desenvolveu músicas para a série Final Fantasy), Yuuji Horii (criador das séries Dragon Quest) e Akira Toriyama (que faz o design dos personagens da série Dragon Quest, assim como autor de um dos animes de maior sucesso de todos os tempos, Dragon Ball). Com um time tão bom assim, não seria de se esperar menos que um grande RPG. E CT não decepcionou. Embora menos conhecido que outras séries já renomadas (como FF e DQ), Chrono Trigger possui uma qualidade ímpar que transcende gerações. Ainda hoje é considerado um dos melhores RPGs de todos os tempos, e é constantemente citado ou lembrado em sites e revistas especializadas em jogos.

O jogo narra as aventuras de Crono, um garoto que decide visitar a as amiga inventora Lucca na Feira do Milênio. No caminho, ele acaba se cruzando com uma garota chamada Marle, que pede a sua ajuda para guiá-la, já que não está habituada a andar por ali. Crono e sua recém-descoberta amiga vão ao encontro de Lucca, que pede a ajuda deles para testar uma máquina de tele transporte. Quando Marle decide usar a máquina, algo de estranho acontece e ela é tele portada para o passado. Crono, então, decide segui-la, e, com a ajuda de Lucca e mais um amigo novo, eles conseguem resgatá-la. Porém, ao voltar ao presente, Crono é acusado de abduzir Marle (que na verdade era a princesa Nadia), e posto em uma cela para ser posteriormente executado. O eles não contavam é que Crono conseguiria escapar da prisão e se reunir novamente com as duas amigas, apesar de pouco depois os três serem encurralados e terem que usar um novo portal para não serem pegos. Desta vez, porém, o portal os leva para o futuro, onde descobrem que uma entidade parasitária chamada Lavos irá destruir a Terra. Assim, começa um jogo de gato e rato onde eles terão que descobrir quem é Lavos, de onde veio, e qual o seu propósito, para que desse modo possam impedi-lo de destruir o Planeta. Para isso, eles acabam viajando em diversas eras diferentes, utilizando diferentes portais.

Chrono Trigger conta com gráficos belíssimos para os padrões da época (e que ainda hoje são formidáveis). Além disso, o jogo possui vários pontos positivos, como o sistema de batalha ser diferente dos convencionais (a batalha ocorre sem que uma nova tela de perspectiva abra – como acontece com jogos como FF); a possibilidade de efetuar técnicas duplas ou triplas com outros personagens; múltiplos finais; personagem secreto; sistema New Game + (que permite que você carregue equipamentos, itens e níveis de um jogo previamente salvo); ...

O jogo faz relativamente pouco tempo foi relançado para Playstation. Porém, apesar da adição de algumas coisas interessantes (como seqüências animadas em alguns pontos do jogo), muitos fãs reclamaram do tempo demorado de load para entrar nos menus ou para entrar em áreas diferentes.

Abaixo a abertura de CT para Playstation:

CT conta também com duas seqüências: Radical Dreamers, também para Super Nintendo e Chrono Cross, para Playstation (considerado a verdadeira seqüencia do jogo e também um dos poucos jogos a receber um 10/10 no site conceituado de jogos Gamespot (
www.gamespot.com)).


Pessoal, a partir de hoje mais uma nova etapa no blog começará: a dos reviews. Porém, eles poderão ser feitos por vocês! Existe um jogo, uma série ou um anime que vocês adoram? Mandem para a gente! A gente publicará e os créditos serão concedidos à pessoa que o escreveu. Nosso e-mail como vocês sabem é rangerrevolution@hotmail.com.