terça-feira, 9 de julho de 2013

Stan Lee e os Rangers

Quando eu postei a foto que Stan Lee, o criador dos personagens mais conhecidos da Marvel Comics - e não, o Wolverine não é um deles - tirou com os Rangers de Super Megaforce (os dublês) na Licensing Expo o leitor Tiago Oliveira AXN comentou que Lee havia tentado uma adaptação de Super Sentai. Coincidentemente, quase na mesma semana alguém postou no Rangerboard um tópico com tema parecido e que trouxe um link para uma entrevista com Margaret Loesch, presidente da finada Fox Kids de 1990 a 1997. A entrevista, publicada em 2007 (!) era focada no aniversário de 15 anos da série animada dos X-men, porém, Margaret acabou comentando um pouco sobre sua experiência com Power Rangers.

Na segunda metade da década de 80, Stan Lee veio a ela trazendo uma fita de vídeo cassete e pediu sua opinião. Na sua reposta, ela recorda que devido a versão japonesa do Homem-Aranha, Stan acabou se tornando uma espécie de celebridade no país e fez amizade com o Sr. Watanabe, uma figura do staff da Toei que detinha os direitos de Super Sentai (suponho que ele era o presidente na época). Ele mostrou a tal fita a Stan e disse que se ele gostasse poderia  levá-la e tentar vendê-la no exterior. Como Stan gostou (segundo ela, Stan teria definido como "fantástico"), ele levou a fita a Margaret que, apesar de ter visto o material em japonês, declarou que também tinha achado o material fantástico. Tendo desembolsado por volta de 25.000,00 dólares, a dupla produziu um piloto, que na verdade era somente uma edição de cenas dubladas trazendo alguns momentos divertidos e algumas das cenas de ação da série. No entanto, nenhuma emissora americana se interessou pelo material. Tendo insucesso em sua tentativa, Stan e Margaret abdicaram dos direitos e os devolveram a Watanabe.

Anos depois, em 1992, Margaret já empossada como presidente da Fox Kids, teve um encontro com Haim Saban, que lhe mostrou alguns programas para ela avaliar. Tendo avaliado tudo, ela disse a Haim que estava procurando algo diferente, algo que pudesse colocar na programação da Fox Kids de segunda a sexta. Aproveitando a deixa, o empresário mostrou uma fita a ela, comentando que era algo que não havia interessado as outras emissoras. Ao ver que se tratava da mesma série, Margaret disse a Saban que adorou, solicitou que ele começasse os preparativos pois ela havia gostado e iria comprar a série mas queria que algumas mudanças fossem feitas. A partir daí, a história segue como nós a conhecemos.

A entrevista original (em inglês) pode ser lida aqui.

Sobre a tal série, Margaret não fala qual era (nem mesmo como era). Ela nem mesmo refere-se a Super Sentai com esse nome mas sim chama de "versão japonesa dos Power Rangers". Alguns fãs especulam que seja Bioman já que foi a Saban quem lançou a série na França. Eu diria que faz sentido já que a Saban fizera uma tentativa de adaptar Bioman. Mas se era mesmo Bioman ou algum de seus sucessores (Changeman ou Maskman, por exemplo) ainda não foi confirmado e, em minha opinião, dificilmente será.

De qualquer forma, como podem ver, sim, Stan Lee fez um piloto mas não era de uma adaptação como Power Rangers. Era somente um vídeo contendo cenas aleatórias e dubladas de um sentai para que Stan e Margaret oferecessem às emissoras americanas. Se a ideia teria dado certo ou não, é mera questão de especulação e de opinião pessoal, mas o que se sabe é que após seu lançamento, Power Rangers fez um grande sucesso nos EUA e no mundo.

Fontes: RB e site Blast from the Past.

Como podem ver, a "revelação" é de uma entrevista bem antiga (seis anos atrás), mas acaba sendo uma daquelas interessantes curiosidades que, apesar de já terem sido reveladas, acabam caindo no limbo da obscuridade.

Abraços!

Nenhum comentário: