terça-feira, 3 de maio de 2011

Curiosidade - Bioman - Os Primeiros Power Rangers?

Como todos sabemos, o primeiro Super Sentai a ser adaptado e usado como inicio da franquia chamada Power Rangers foi o esquadrão Kyoryu Sentai Zyuranger, de 1992.

O que poucos sabem é que inicialmente a Saban pretendia adaptar o Super Sentai Jetman, um dos preferidos de Saban, como a primeira série Power Rangers, mas deu preferência a Zyuranger devido ao sucesso do filme Jurrasic Park nos EUA.

Mas uma informação que é desconhecida por muitos é que muito antes de Jetman sequer ter sido criado, Saban já tentara emplacar uma adaptação no formato de PR nos EUA. De acordo com um artigo antigo do jornal americano Los Angeles Times de 1986, cuja versão online pode ser encontrada neste link, Saban pretendia iniciar o legado Ranger, com o Super Sentai, Choudenshi Bioman.

Com o sucesso que a versão dublada de Bioman obteve nas Filipinas, Saban tentou trazer a série para os EUA, mas as emissoras rejeitaram o material. Saban então, tentou usar o formato PR para adaptar o seriado e conseguir com que fosse exibido nas emissoras, porém, mais uma vez ele veio a ser rejeitado.

Na época, para produzir a série e lançar os brinquedos, a empresa tinha feito uma parceria com a companhia de brinquedos Galoob, já que na época dessa tentativa de adaptar Bioman, a Bandai ainda não havia se estabelecido nos EUA. Uma curiosidade é que a Galoob acabou, mais tarde, se unindo a uma das principais concorrentes da Bandai: a Hasbro.

Voltando a Bioman, Saban pretendia chamar a adaptação de Bio-Man e aproveitar o "boom tecnológico" que havia na época, quando os computadores começavam a aparecer no ambiente doméstico, o futuro parecia ser cada vez mais parecido com um filme de ficção cientifica e parecia que não haveria limites para o avanço da tecnologia. Porém, como afirmado acima, a tentativa não deu certo e Saban teve de desistir... por hora.

Alguns rumores apontam de que Saban também tentou fazer um piloto de uma adaptação de Changeman (sucesso no Brasil durante a década de 80, junto ao Jaspion) e Fiveman, porém não obteve êxito.

Em 1991, agora com a Bandai já estabelecida, Saban decidiu tentar mais uma vez, agora utilizando o Super Sentai Jetman. Alguns rumores dizem que o nome seria Power Rangers Sky Force, mas isso ainda não foi confirmado. Porém, como naquela época os Estados Unidos estavam passando pela febre gerada pelo fenômeno cinematográfico Jurrasic Park, do renomado diretor Steven Spielberg. Então, para aproveitar a "onda dos dinossauros", Saban pegou a sucessora de Jetman, Zyuranger, e a transformou em sua primeira série de Power Rangers. Com o nome de "Dino Rangers", o piloto foi apresentado a emissora de TV americana, Fox, que gostou do produto e formou parceria com a Saban. Daí, a série foi rebatizada de Power Rangers e o resto é história.

-------------

Para completar, apenas como curiosidade, Bioman QUASE foi exibido por aqui no Brasil e a dublagem estava prestes a começar, porém, houve alguma coisa que inibiu a continuação do projeto (e isso foi muito antes de Saban lançar MMPR). Outra que também quase deu as caras por aqui foi Turboranger. Uma matéria antiga do J-box fez menção a produtos com a marca da série tendo sido lançados no Brasil.

E tem mais: não desistindo de Bioman, Saban ainda colocou umas cenas do seriado dentro do piloto original de MMPR. O site "Morphyloginy" fez um guia de comparação das cenas do piloto e aponta a cena de Bioman utilizada. Para acessar, clique aqui e depois use a ferramenta de busca para achar "Bioman".

E para quem leu todo esse post se perguntando o que é Bioman, basta dar uma conferida em um rápido explicação sobre a série em uma postagem feita pelo Aré, um ex-membro do blog, em 2008. Para acessar, clique aqui.



Fontes: JEFusion, RB e Site Los Angeles Times.

Bem, se tem alguma coisa que essa situação toda nos ensina, é algo recorrente no Empreendedorismo: se você tem uma idéia que acha que revolucionará o mercado, invista nela hehe.

Ah, e só para constar: já houve uma tentativa de exibir Super Sentai nos EUA. O escolhido foi sentai, Kagaku Sentai Dynaman, que recebeu uma dublagem que meio que transformou a série em uma paródia (o video pode ser visto aqui) só que o resultado não deu lá muito certo....

5 comentários:

Carlos (Akaza Ban) disse...

Caraca Spider, que bela curiosidade viu XD

eu ja tava ligado no ep piloto de pr, mas nunca pensei que iria ter uma cena de Bioman nela kkkkk

ei spider, eu não encontrei a abertura de mmpr na versão piloto, sem ser aquele do especial the lost episode, se vc tiver, pode passar o link pra mim ^^

Spider-Phoenix disse...

Ban, obrigado pelos elogios ^^

Quanto a seu pedido, o único video que eu encontrei foi esse:

http://www.youtube.com/watch?v=rHgEwF9VcDI

Provavelmente deve ser essa que você achou. Eu não sei se existe outra abertura, mas se descobrir algo eu trago para vocês.

Abraços e obrigado pela visita ^^

Carlos (Akaza Ban) disse...

Não era esse, mas valeu pela consideração Spider, eu tbm so encontrei esse video de abertura (que no caso é do especial)
queria encontrar essa abertura igual as que tão amostrando nas fotos do morphylongeny

http://sirstack.db-destiny.net/morphylogeny/pilot/piop03.JPG?height=135&width=200

http://sirstack.db-destiny.net/morphylogeny/pilot/piop04.JPG?height=135&width=200

http://sirstack.db-destiny.net/morphylogeny/pilot/piop07.JPG?height=135&width=200

Abraços ^^

Spider-Phoenix disse...

Ban, o pior é que eu acho que já vi essa abertura no youtube, mas não acho o video. Deve ter sido deletado.

Qualquer novidade que eu tiver, te aviso...

Tiago Oliveira AXN disse...

A Marvel Comics também tentou adaptar em 1985 o gênero super sentai e fizeram até um piloto mas foi rejeitado.