domingo, 15 de maio de 2011

Rangers Chineses... Beyblade Force?

Essa é uma da série "acredite se quiser porque aconteceu de qualquer forma".

Como todos sabemos, volta e meia os chineses fazem uma pirataria que nem os Gokaiger e One Pieces da vida conseguem superar. Com o expressivo sucesso do anime Beyblade no Japão e fora dele, a China resolveu criar a sua própria "versão" da brincadeira, mas não satisfeita em apenas usar o conceito dos piões high tech (que atualmente usam o poder do COSMO, não importa o que digam ao contrário), resolvem misturar isso com elementos de Super Sentai/Power Rangers e, em um degrau menor, Kamen Rider.

Estamos falando do seriado chinês "King of Warrior EX" (Rei Guerreiro EX). A produção foi exibida na China em 2008 e teve 52 episódios. Até onde fiquei sabendo foi exibida fora da sua terra de origem em países como a Índia e a Malásia.




A série segue a fórmula básica de uma série PR mostrando um grupo de heróis coloridos com uniformes espalhafatosos que saem lutando com vilões e o mal em geral. Só que dessa vez, alguém na China teve a idéia "brilhante" de substituir o uso das lutas com artes marciais por lutas onde os personagens usam...beyblades.

Para quem não sabe, Beyblade é uma espécie de versão turbinada dos antigos piões que eram muito usados para brincar. Aqui no Brasil é conhecido pelo anime de mesmo nome que passou na Fox Kids/Jetix/Disney XD e na Globo. Fora daqui, o jogo é relativamente popular, tendo muitos jogadores e até um metagame.

Bem, de volta ao KWEX, a história é algo assim:

Enquanto se inscrevia na faculdade que seus pais cursaram, Xu Feng conhece o Professor Gu e descobre que a razão para o misterioso desaparecimento dos seus pais: eles abriram um portal que levava para um secundo "Outro Espaço". Junto com seus amigos, Xu começa uma longa e dura jornada para salvar seus pais. Na busca pelas chaves perdidas - cristais e lâminas guerreiras, o time derrota vilões um após o outro.

A sinopse vem deste site. O site também inclui um spoiler do final.

Abertura da série:

Vídeo

O grupo dos heróis é composto de um esquema de cores bem diferente do habitual: O "Ranger Azul" é o líder/personagem principal, o "Ranger Verde" é uma garota enquanto tem um "Ranger Roxo" na mistura das cores. Os personagens tem nomes bem inusitados:

Azul - "The Storm" (isso não é o nome de um integrante dos X-men?)
Vermelho - "The Fire" (dada a cor, podia ser outra coisa?)
Amarela - "The Electra" (outra personagem da Marvel?)
Roxo - "The Thunder" (isso não era o nome de uma das cartas da Sakura?)
Verde - "The Rain" (mais cartas da Sakura?)

Além das beyblades chinesas, o grupo também luta usando cartas (sobrou até para Yu-Gi-Oh!).

Aliás, uma coisa interessante é que se notarem o pôster que eu postei acima tem os dizeres em inglês de que a série é a primeira "novela de ficção científica com piões" (os Cavaleiros do Futuro ficariam intrigados).

Outra coisa interessante (e curiosa) é que a série foi produzida por uma tal de Auldey. Essa empresa tem um histórico de ter imitado outros animes e linhas de brinquedos tais como as séries "Let's & Go", "Crushgear" e Super YoYo, além do já referido Beyblade.

E para quem quiser ver como são os piões feitas para a série, basta dar uma olhada neste link.

Fontes: Fórum World Beyblade Organization, KW2007, Blog TJSDaily.

Bem, mesmo eu gostando de ambos, PR/sentai e Beyblade (o anime, os piões não me interessam), tenho que dizer que achei o negócio bem estranho. Até dou alguns pontos para os chineses por fazerem o que nunca tentaram em Beyblade que é por duas meninas no grupo principal, mas mesmo assim isso não tira o visual de esquisitice dessa série.

Tá certo que atualmente Beyblade parece Cavaleiros dos Zodiaco com forma de piões (quem assiste pode notar isso), mas a China meio que deu uma exagerada....

Abraços!

Um comentário:

Anônimo disse...

beyblade original e bem bem bem melhor