domingo, 14 de julho de 2013

Fim de Jogo

Essa talvez seja a postagem mais difícil que eu já fiz em todo esse meu tempo como blogger e membro do RO. Nem posso acreditar que desde minha primeira postagem até o dia de hoje já se passaram cinco anos.  Comecei como um redator mas a medida que o tempo ia passando, acabei "herdando" esse blog dos antigos donos, dentre eles meu grande colega GC.

Desde então foram grandes experiências que adquiri junto ao blog, as quais ajudaram a mim e, por consequência, o Rangersonline a evoluírem bastante e conseguirem sobreviver ao teste do tempo. Foi um ótimo período e apesar de alguns desafios aqui e ali, eu me diverti bastante com o blog.

No entanto, como tudo na vida chega um momento em que a fase na qual estamos acaba e temos de passar para a próxima. Em outras palavras, chega a hora de tomar outros caminhos.

O objetivo de toda essa postagem - e colocar isso aqui em palavras é bem difícil - é que estarei dando um fim às atividades do RO ou, melhor colocando, ao fim das minhas atividades como blogger. Outros afazeres pessoais e até um pouco de falta de motivação acabaram causando atrasos nas postagens que eu queria fazer ou mesmo períodos em que o blog ficou um tempo sem atualizações. A coisa chegou a um ponto onde o que era um hobby, um passatempo começou a parecer uma obrigação. E, parafraseando um colega meu, quando algo que você gosta vira uma espécie de obrigação, é hora de reavaliar e começar a fazer outras coisas.

Eu ainda gosto muito da franquia Power Rangers e continuo assistir aos novos episódios, mesmo que o atual modelo de programação faça a exibição acontecer a conta-gotas. Pretendo continuar acompanhando a franquia enquanto a mesma me proporcionar diversão.

E apenas esclarecendo algumas coisas sobre o fim da minha atividade no blog e, por consequência, das atividades do RO:

1 - Não estou parando porque deixei de gostar de PR. Admito que Megaforce, até o momento, não tem sido o que esperava que fosse, mas compreendo a estratégia que a Saban quer usar e inclusive, admiro a ousadia da empresa em tentar renovar o público da franquia. Mesmo que algumas escolhas, sejam administrativas, sejam criativas acabam não agradando a fãs da velha guarda como alguns de nós, mas em minha opinião, essas escolhas são necessárias. Em um mercado cada vez mais competitivo, certas decisões são necessárias para que a franquia não só seja bem sucedida mas, acima de tudo, sobreviva. Pode parecer cruel pra alguns, mas entretenimento não é só arte mas é também um negócio. E por mais que seja legal criar um trabalho que gere interesse pela sua habilidade artística, no final das contas, cada um precisa ganhar o pão de cada dia e pagar as contas. Eu diria que o segredo do sucesso nesse ramo é saber criar um trabalho que concilie ambos os aspectos: o lado artístico e comercial. Não adianta criar uma obra-prima que quebra os paradigmas se somente algumas poucas pessoas terão acesso a essa obra ou serão impactadas da forma como autor pretende. Mais do que tentar seguir o que os ditos "especialistas" dizem ser o correto, ser a forma certa de se trabalhar, é também tentar tornar algo acessível a todas as audiências.

Francamente, não gosto da mania de alguns autores em achar que "adultizando" todas as obras vai fazer elas serem relevantes importantes. Acho que, mais importante que a faixa etária de uma produção é a sua qualidade na forma como conta sua história e na forma como se torna chamativa ao público em geral e não somente a um nicho.

Não muito relacionado ao tema de despedida do blog? Talvez sim, mas é algo que eu quero enfatizar porque não sou partidário da ideia de que os rumos atuais da franquia são ruins porque não se gosta deles. Aprendi que o mais importante é tentar ver o contexto da situação ou mesmo entender qual é a ideia por trás de certas decisões, sejam administrativas, sejam criativas. Meu objetivo não é ser o dono da verdade e nem fazer a postagem ser prolixa pra parecer "especializado", mas sim manifestar um pouco do meu ponto de vista antes de encerrar o blog.

2 - Ao contrário do que já vi na internet, não foi o desempenho de Samurai (e sua sequência, Super Samurai) que me desmotivaram. Não acho Samurai essa abominação que alguns dizem ser mas também não acho uma série tão memorável quanto se tira da equação o fato de representar o recomeço da franquia após a Era Disney e a volta da Saban ao comando das coisas.

Admito - e nisso eu não minto - que o fato de eu não ser tão vidrado na versão japonesa como alguns colegas são, ajudou bastante pra que eu tivesse uma percepção positiva da série. Mesmo assim, esse mesmo fato não impede que eu perceba alguns dos claros erros que foram cometidos na série: sejam eles por parte dos roteiristas, dos editores, da Nick, dos atores, da Saban ou até do staff da Toei que fez a versão japonesa.

Tudo tem seu lado bom e ruim. Se Samurai falhou em alguns pontos, foi bem sucedido em outros afinal conseguiu cumprir seu papel de vender bem e mostrar que, mesmo após o tratamento que recebeu da Disney nos últimos anos, a franquia ainda consegue ter força e ir muito bem, obrigado.

3 - Reforçando o que disse antes: pretendo continuar assistindo Power Rangers por um tempo até que pare de me divertir fazendo-o. Não sou adepto da ideia de que fãs devem continuar acompanhando uma franquia que gostam quando está em um momento do qual não gostam/acham ruim. Acredito que assistir uma série, jogar algum título ou ler um livro/HQ não deve ser algo que feito como se estivesse cumprindo uma pena mas sim porque você gosta de fazê-lo, porque se diverte e cumpre sua função como entretenimento. Já vi gente assistindo fase "X"  mesmo não gostando só porque gosta da franquia e admito que eu mesmo já fiz isso várias vezes. Hoje, procuro pensar diferente e tentar entender o contexto de porque as coisas ficaram assim.

E antes que questionem, apesar de Megaforce não ter sido o que esperava que fosse, a série tem sido razoável pra mim e continuo a assistir pois existem muitos elementos que considero interessantes e divertidos. Caso eu não ache mais nada pra gostar da série ou simplesmente chegue ao ponto em que os pontos negativos sobrepujam os positivos eu simplesmente vou parar, dar um tempo e voltar quando meu interesse retornar. Mas acompanhar como "castigo", é algo que não pretendo mais fazer.

4 - Eu gostaria de que o blog tivesse continuado sem mim, mas as tentativa acabou não tendo o resultado esperado. Que fique claro que não culpo os dois membros que eu tinha colocado na equipe do blog. Todos tem um vida além da internet e essa parte tem SEMPRE mais importância do que saber quem vai ser o novo Ranger de Prata ou que se a próxima temporada de Power Rangers vai mesclar Go-busters e Kyoryuger ou não. Desejo a eles toda a sorte do mundo nos seus projetos e não quero, em nenhum momento, causar algum sentimento de culpa. Da mesma forma, não guardo ressentimentos. Deles e de qualquer outra pessoa que tenha passado pelo blog, seja como autor ou simplesmente como leitor que comentou algo que iam de encontro com a minha opinião. Aliás, até agradeço as pessoas que não concordaram com minhas opiniões ou decisões para o blog afinal elas ajudaram a enriquecer a diversidade do blog e mostrar que não somos uma panelinha onde só entra quem pensa igual ao dono do recinto ou é amiguinho do administrador. Obrigado, por ajudarem ao blog, a mim, a evoluir um pouquinho mais.

5 - Aos que gostaram do conteúdo do blog, fique tranquilos: apesar de estar encerramento minhas atividades e o blog no geral, não estarei apagando a minha conta ou mesmo a página. Pretendo deixar o blog aberto, até como forma de fãs que estão começando agora terem acesso a algumas curiosidades. Admito que, infelizmente, houveram algumas curiosidades que eu gostaria de ter trazido bem como projetos que eu gostaria de ter feito, mas acabei não podendo devido a várias questões, mas espero que o material já trazido ajude a quem quer pesquisar mais sobre esta franquia da qual tanto gostamos. O que pode vir a acontecer, depois de passado algum tempo desta postagem, é que eu desative a opção de comentários mas essa decisão é simplesmente para inibir a ação de spammers e seus similares.

6 - Apesar de estar encerrando minhas atividades como blogger e administrador do RO, isso não significa que eu vou deixar de ser blog. Pode ser que no futuro eu retorne a ser blogger, mas caso isso aconteça, pretendo fazer outro tipo de blog. Não necessariamente um que tenha somente um tema só ou que traga só notícias. Se eu voltar a ter um blog pretendo que seja algo onde eu possa expressar a minha opinião ou postar coisas do meu interesse sem a necessidade de ficar atrelado a um tema principal. Em outras palavras, algo mais pessoal mesmo. E eu espero que seja possível contar com a visita de alguns dos vocês, prezados leitores caso isso aconteça algum dia.

7 - Para os mais observadores: sim, o título da postagem é uma forma de fazer referência ao último episódio da primeira temporada de Megaforce: "End Game" que, literalmente, traduz-se como "Fim de Jogo". Considerando que Megaforce é a temporada atual achei que esse seria o título mais apropriado para a ocasião.

Isso tudo dito, gostaria de agradecer a todos que acompanharam o blog durante todo esse tempo, seja desde os nossos primórdios, seja desde alguns meses, semanas ou até mesmo as pessoas que estão começando a nos acompanhar hoje mesmo este sendo o último dia. A todos que elogiaram ou apontaram o que tinha a melhorar. E também, a todos que pelo menos acompanharam as postagens ou simplesmente visitaram o Rangersonline.

Fica também um muito obrigado a todos os que foram membros do RO, sejam os que estiveram quando eu entrei, sejam os que saíram antes mesmo da minha entrada. E um muito obrigado ao GC por ter me feito o convite pra entrar no blog e continuar mesmo depois de ele e os outros donos e membros fundadores terem saído.

Muito obrigado por tudo pessoal e que o poder (divino) os proteja para sempre! Nos "lemos" por aí!

Um grande abraço!

Spider-Phoenix.

10 comentários:

Matheus Bento disse...

Spider-Phoenix
Obrigado por todas as matérias, eu curto o blog de o começo, já li tanta coisa neste blog, fico triste que chegou o fim, mas te desejo tudo de bom para sua nova caminhada. Gosto muitos das sua matérias. Abraço.

Skyphids disse...

Eu acompanho esse Blog desde a primeira faze dele, muitos me xingavam e não me respeitavam as vezes, eu era o Skydred, nao sei se alguem lembra, mas lembro de todos que ja conversei por aqui, até já criei um Blog, mas acabou não dando certo, eu exclui minha conta do Skydred pra começar uma diferente e nova, é a que eu estou agora, mas admito quando o Blog era mais novo, era bem mais legal trocar informações, conversar etc... mas nunca esqueci, sempre acompanhei, e sim, fico triste por ter chegado ao fim e por todos os Blogs que ja chegaram, e alguns fãs querendo curiosidades que vem e vão sobre a franquia acompanham o Blog, mas comigo nao era so assim, eu sei que nunca mais cheguei a comentar aqui, mas todo assunto daqui do Blog eu discutia, e admiro muito você Spider, por ter feito esse Blog e com cinco anos trazendo informações para fãs e amigos, e debatendo-os, para mim foi um dos melhores Blogs sobre o TEMA abordado. Enfim, eu sei que é "Fim de Jogo" mas..... sério, nunca vou esquecer. Que o poder nos proteja... RO The End

Eddiee disse...

Pra mim, sinceramente o que te desmotivou foi a concorrência com Rangers Stage e Megaforce Blog.

E outra, no facebook você tem acesso a muita coisa, os blogs ficaram meio que perdidos, no acesso a tanta informação de forma simples e rápida, com o adentro das redes sociais.

Vocês sequer tentaram se expandir pro facebook, ou até mesmo uma investida mais forte no Twitter, que ta de pé, e é de muita utilidade.

Acho que o maior erro aqui, foi tentar manter o projeto, praticamente sozinho. Foi a mesma coisa comigo, quanto eu tinha o meu blog Power Rangers Total. Quando as atualizações, ajustes, correções, visitas se tornaram obrigações, e passei a fazer tudo sozinho, eu resolvi foi é tomar conta da minha vida.


Tive uma briga de leve com o GC, porque queriamos fundir o fórum na época entre R0 e PRT, mas não deu certo, e então, eu já cansado de fazer muito pelos outros, e nao ser reconhecido, nem receber 1 agradecimento, deletei meu blog.


Eu ja imaginava que isso acontece contigo, Spider, pelo excesso e pelo stress visto em algumas postagens, de leve, claro.

Em muitos comentários, discuti com outros postadores, que postaram coisas erradas, notícias equivocadas, mas pro bem do blog mesmo, porque credibilidade não nasce de um dia para o outro.


Eu ainda tenho um bom amigo, q visitava seu blog, em busca de novidades, porque vc tem um jeito diferenciado de postar, que de certa forma, me agrada. E é fácil de entender, certos casos.


Desejo tudo de bom na sua vida offline Spider, e que, se pensar em ter outro blog, futuramente, faça um uso maior e expansivo das redes sociais, não apenas se escondendo em um perfil 'fake', mas interagindo em grupos de facebook, twitter e pelo perfil comum também.


Realmente, manter um projeto sozinho é bem difícil, e quando ele começa a se tornar grande, o tempo é o seu maior inimigo.
Continuo igual a vc, gostando, curtindo PR até hoje, assistindo aos 'pingados' Megaforce, e esperando que a velha SABAN volte de vez a tona.


Lembro de muitos nessa história dos blogs: GC, Will, Tyzzone, Spider, Skyred, Skydragon , GekiViolet, e alguns outros.

Até mesmo com o malinha do FuryDiamond já cheguei a arrumar treta, pq postei conteúdo dele, na epoca q ele começou com vídeos, e depois ele afroxou e liberou 'embeed' pra geral.


Boa sorte Spider.
Boa sorte ao GC que nunca mais conversei, mas sei que lembra de mim.
Boa sorte a todos os leitores, q com certeza, migrarão para outros blogs, e se sentirão orfãos, desse pequeno espaço de PR na internet.
E que todos nós possamos nos perdoar, por tantas discussões e brigas do passado, q no final, só serviram para provar que somos todos iguais.


Até mais ver.
Eddie/antigo Conner McKnight.

Spider-Phoenix disse...

Pessoas, agradeço pelos comentários!

@Eddie - Tá sumido, hein cara? Engraçado... de certa forma o teu blog acabou sendo o responsável por eu entrar no RO. Quando o PRT saiu do ar, alguém no Tokubrasil postou o link daqui, comecei a acompanhar e o resto é história. Fica, então, um muito obrigado (atrasado) hehe.

Pra ser sincero a "concorrência" nunca me incomodou. A única coisa que talvez causasse algum desconforto eram a falta de comentários mas eu sempre entendi o outro lado já que eu mesmo já li artigos de outros sites e não comentei, seja por falta de um comentário relevante ou simplesmente tempo. E isso sem falar em outros casos onde teve a barreira da linguagem....

Não sou muito fã da ideia de fazer uma postagem sobre a falta de comentários porque prefiro que a pessoa poste por vontade própria. Já dizia a minha mãe - e a de outras pessoas também lol - que "nada forçado presta".

Enfim, obrigado pelas sugestões e por comentar. Desejo tudo de bom pra você também ^^

Anônimo disse...

Pq vc disse antigo Conner Mcnite???Deixarei meu nome e e-mail para contato. Nome:Jade.E-mail:jadeoliveiras@hotmail.com

Akaza Ban disse...

Seu blog é muito bom, Spider, pena que tem momentos da nossa vida que devemos ter um fim, infelismente.

Muito obrigado cara, por ter compartilhado muitas informações que não sabíamos a respeito de PR, e ainda bem que você não irá fechar o blog, agradeço por isso.

Obrigado cara, e que Deus te abençoe =)

Eddiee disse...

To bem sumido cara, mas sempre lia suas postagens, gosto delas pq tem mto toque pessoal do que 'estilo jornalistico' nelas.

Seu blog tem bastante conteúdo, pelo tempo que ele tem de vida. Eu confesso que ficava muito puto com algumas postagens suas, pq não condiziam com as verdades que via em outros sites, mas faz parte, todo mundo tem o direito de errar, não é mesmo?


Eu cansei do meu blog, pela ingratidão do povo mesmo, o pessoal só queria fazer downloads e mais nada, e hoje em dia, downlaods em blogs, gera problemas de direitos autorais e até mesmo a exclusão do blog no google...


Como o povo não tava nem ai pra noticias, por mais que fossem postadas , e por mais que fossem detalhadas, eu acabei desistindo.. Fui cuidar da minha vida, pra te falar a verdade.

E fiz muito bem.

E você esta fazendo muiuto bem em se dedicar a outras coisas também!
Mas, não abandone a franquia, continue sendo fã, mesmo que seja em off.


Se tu tiver facebook ou algum perfil real, me deixa um email effeliciano@live.com que conversaremos. Ok?


Um forte abraço e sucesso!

Eddiee disse...

Convido a todos os amigos, fãs da Rangers Online, a entrarem no nosso grupo do Facebook: http://www.facebook.com/groups/rangersonlinebr/ feito em homenagem ao blog, e que nosso amigo Spider, tb se anime, e entre para conversarmos e trocarmos idéia!

O grupo esta crescendo com o apoio dos verdadeiros fãs!!!


Vamos manter viva, esse poder que o Rangers Online nos trouxe!

Abraços!

Eddiee disse...

Spider-Phoenix, gostaria que você me contacta-se no grupo do facebook, para que eu possa lhe apresentar a todos os fãs de Power Rangers, e tornar você, parte desse nosso projeto.
Sem compromissos claro, mas gostaria que você se animasse, a participar conosco, desse grupo no facebook.

Você representa muito pra comunidade PR no Brasil!
Não sei se vc tem perfil real, ou fake no Facebook, mas por favor...

entra em contato: http://www.facebook.com/groups/rangersonlinebr

Ficaria muito feliz, de te ver por lá, amigo!
Fica com Deus.

Linck disse...

Spider, você sabe que eu não sei nada de PR (e sinceramente nunca gostei muito). Porém suas participações lá no Quadrinhos na Sarjeta sempre foram tão bacanas e sua escrita sempre cuidadosa de forma que és o único blog parceiro com temática completamente diferente que fiz questão de manter. Enfim, quero dizer que compreendo o sentimento desse momento. É complicado, blog é como filho, depois de um tempo ele é do do mundo (se bem encaminhado, melhor ainda, mas nem sempre é possível). Bueno meu amigo, boa sorte nessa nova jornada, e querendo escrever sobre quadrinhos, não esqueça que a porta estará aberta lá no QnS. Abraço!