terça-feira, 5 de março de 2013

Ranger Amarela vs Toei

Esse assunto já deve ser conhecido por muitos, mas eu estava pensando na melhor forma de colocá-lo. Pode ser encarado como "off-topic", mas o assunto acaba envolvendo PR de certa forma. Então vamos lá: como todo mundo sabe, recentemente a Toei estreou, no Japão, o seu novo Super Sentai: "Zyuden Sentai Kyoryuger" (Esquadrão Eletrossauro Kyoryuger). A primeira vista, a série surpreendeu devido a ausência de um (ou uma) Ranger Amarelo(a), um fato que não ocorre em sentai desde Changeman a mais de 25 anos atrás. Algumas teorias diziam que a Toei estava tentando fazer as coisas um pouquinho diferentes, sair do "mais do mesmo" e outras de que fazia sentido em termos "estéticos" pois o uniforme do grupo já tem muitos detalhes amarelos e uma Ranger dessa cor ia ficar estranho. No entanto, como se diria no "populês", o buraco é mais embaixo.

Um site japonês conseguiu entrar em contato com  Takahito Ohmori, produtor chefe da série que explicou os motivos da ausência dessa "cor Ranger" na série: Ele começa lembrando que a série não é a primeira a não ter a referida cor (citando os sentais JAQK, Battle Fever J e o já citado Changeman) e depois... bem, ele afirma o seguinte:

"Quando foi decido que para que um Kyoryuger deveria derrotar um dinossauro para poder se transformar, quisemos fazer os personagens serem absudamentes fortes. Para poder mostrar isso, decidimos que iriamos ter mais personagens homens do que mulheres. Tendo em vista que hoje em dia os Amarelos são mulheres, não poderíamos fazer um homem no papel. Se tivessemos feito um amarelo, as crianças provavelmente iam achá-lo muito feminino e quisemos evitar isso".

E tudo nos leva as perguntas óbvias como "Então por que colocar uma Ranger Rosa?", "como pode se nem faz 10 anos que tivemos um Amarelo homem (Magiranger/Força Mística)?", "Como se um ser humano normal, seja homem ou mulher, não tem tanta chance contra um dinossauro?" ou "Explica então o Ranger Preto bishounen".

Isso gerou certa repercussão em alguns fóruns americanos que taxaram a afirmação de sexista, o que eu concordo. Veja bem, o problema não é a falta da Ranger Amarela em si  - no fim das contas é só uma cor - mas sim a justificativa para não ter a personagem nas fileiras do grupo. Convenhamos, desde que a Toei tornou a presença de uma Ranger Amarela mais frequente, a maior parte das personagens são o típico "tomboy" (molecona) com alguma exceção aqui e ali. Se for seguir a risca a lógica do Ohmori de ter protagonistas absurdamente fortes, então seria melhor ter uma Ranger Amarela do que uma Ranger Rosa, já que esta costuma ser associada a figura de "menininha frágil".

Como eu disse no RB, essa demonstração de sexismo não me surpreende. Ela tem já acontecido a muito tempo e a única diferença entre ontem e hoje é que a coisa está mais explicita já que foi originada em algo dito por alguém da equipe de produção. Ultimamente percebi que alguns sentais caracterizam as mulheres Ranger de duas formas: 1 - como a "molecona" que pode ser uma garota de presença forte ou ser caracterizada como alguém que esconde a fragilidade sob uma personalidade de desdém (tsundere) ou 2 - como a "menininha" que se vê algo bonitinho já vem com frases como "fofinho", anda "toda pinky", vive alegrinha, etc.

Isso me lembra um comentário que um leitor anônimo fez em uma das postagens que fiz sobre Megaforce. Abaixo, o que ele disse:


As atrizes parecem mais convincentes que as japonesas atuais que sao muito caricaturais, parecem encarnar o moe!


Não vou entrar no mérito de avaliar esse gênero de anime, pois cada um tem seu direito de ter suas preferências, mas considerando que a Ranger Rosa também costuma ser tratada como a "presença agradável" nos grupos, há de se imaginar que a Rosa foi escolhida mais pra agradar aos marmanjões do que como uma personagem que seja, efetivamente, forte. Fanservice, se preferirem.

Também não vou discutir o assunto de sexismo. Apesar de parecer que não, esse aspecto ainda existe em nossa sociedade. A diferença está na intensidade. E que também existe sexismo em séries de outros países, incluindo aí PR. Mas nesse caso, na produção dos outros países existe pelo menos a tentativa de se criar uma personagem mulher diferente (e não mais do mesmo). Claro, em muitas ocasiões, o tiro sai pela culatra e dita personagem acaba virando um folheto de propaganda para "veja que apoiamos a diversidade! Nos promovam pra suas irmãs/primas/namoradas/peguetes". Mesmo no Japão existe quem tenta. Lembro de ter lido, por exemplo, que o animador Hayao Miyasaki (A Viagem de Chihiro) é conhecido pelas protagonistas assertivas. Então, tentativas existem. 

Claro, esse aspecto acaba levando a questões culturais: sobre a forma como o Japão vê a imagem da mulher e até mesmo de como a figura feminina tem sido retratada na mídia japonesa no decorrer dos anos. E isso me lembra do recente caso da "idolo" japonesa Menami Minegishi, que raspou a cabeça depois de um escândalo causado por ela ter namorado um outro rapaz (que também é "idolo" mas não que terminou não sendo tão afetado como a moça). Sobre esse assunto, recomendo a leitura dessa excelente postagem no blog Papo de Budega que resume, mais ou menos, a minha opinião. 

Enfim, sexismo ou não, isso nos leva a questão: as coisas devem mudar ou não? A resposta vai variar da opinião pessoal de cada um. Apesar de eu gostar da categoria das Rangers Amarelas (e eu admito isso por ter sido muito fã da Trini durante o "boom" de MMPR nos anos 90), a ausência da cor em si não me incomoda muito  mas a razão para tal me causa um certo desconforto, pois eu acredito que cada pessoa tem seu próprio potencial e sua própria força, independentemente de ser homem ou mulher.

Se falei besteira ou não, paciência. Tudo acaba sendo parte do jogo, afinal cada um expressa sua opinião da forma que acha melhor, desde que não seja agressiva a outra pessoa.

Agradecimentos ao Henshin Justice por ter postado a tradução (em inglês) do trecho presente no site japonês.

Abraços!

2 comentários:

Anônimo disse...

Me pergunto se o sucesso no
Japao de filmes como Vingadores
e desenhos como Ben 10 se deve
aos japoneses "normais" estarem
cansados de tantas otakices na
producao niponica atual !

Anônimo disse...

Passando pra avisar que acabei de ver que a Nick alterou o horário de Samurai durante a semana. Agora é as 18 horas. Melhor pra quem, assim como eu, trabalha até as 17:30 e poderá acompanhar a série.

E também acabei de assitir ao comercial do Mc Lanche feliz deste mês que vem com os Power Rangers e Barbie (só não sei qual o brinde. No site não fala nada.)